A função de cauterizar o cabelo é fazer com que ele se reconstrua e fortaleça a massa capilar, recuperando as fibras e a elasticidade do cabelo, é uma ajuda valiosa para quem está com os cabelos ressecados, ou seja, o objetivo da cauterização capilar é tratar os fios que se encontram profundamente danificados.

Especialmente após determinados tipos de tratamentos químicos, exemplos de cabelos que conseguem resultados mais “visíveis” são: Cabelos que passaram por escova progressiva, luzes, tintura, outros tipos de alisamento, descoloração, alguns tipos de processos de desamarelamento e outros processos químicos.

Outro tipo de cabelo que a cauterização capilar exerce um grande avanço é o cabelo com pontas duplas, em alguns casos há fios que tem múltiplas pontas em seu comprimento, esses processos danificam diversas camadas dos fios capilares, modificando sua estrutura e são nos fios comprometidos que a cauterização capilar inicia o tratamento fio a fio.

Fazer a cauterização capilar vai alisar meus cabelos?

Não, o tratamento na verdade reduz o frizz, o que torna o cabelo mais brilhoso e alinhado e consequentemente fazendo com que o mesmo pareça “liso” e mais sedoso. A cauterização não deve ser feita no dia em que você passou algum produto químico, também não deve ser feita se o couro cabeludo tiver alguma doença ou estiver machucado.

Eu só posso fazer no salão? Não! Você pode fazer em casa também, com produtos como os da Eco Belle, um bom exemplo é a Keracap Gel Eco Belle, esse produto é mais fácil de aplicar do que os convencionais e tem uma fórmula exclusiva em gel que adere mais facilmente aos fios, auxiliando na penetração dos nutrientes essenciais para reparação da cutícula.

Aproveite que fará uma cauterização e faça a hidratação também, não é porque fará um que o outro se tornou “besteira”, muito pelo contrário, os tratamentos são complementares e devem ser feitos juntos, já que a hidratação ajuda a reconstruir outras estruturas do cabelo através da recuperação dos lipídios que hidratam a estrutura externa dos fios.

É sempre bom procurar por produtos que levam queratina hidrolisada em sua fórmula, assim como colágeno e elastina. A queratina hidrolisada é constituída de peso molecular menor que a queratina comum, e, portanto, é capaz de reconstruir a parte danificada do fio sem deixá-lo rígido e pesado.

O colágeno garante alta hidratação e retém a água no fio, preenchendo assim as ranhuras e uniformizando as cutículas. É responsável até mesmo pelo aumento da resistência mecânica, uma vez que a água retida proporciona uma estrutura menos frágil. Já a elastina garante a reestruturação da elasticidade dos fios, trazendo vitalidade e tornando-os mais resistentes a agressões futuras.

Além da Keracap Gel Eco Belle que leva a queratina hidrolisada em sua fórmula, a Eco Belle também oferece em seu catálogo de produtos o Reconstrutor Efeito Teia Eco Belle que traz em sua composição ingredientes altamente condicionantes, emolientes e hidratantes, também tendo em sua fórmula o colágeno e elastina.

Por fim, é fato que um cabelo pós cauterização esbanja fios mais brilhantes e menos porosos, fazendo com que os cabelos pareçam ainda mais bonitos, além de ficarem bem mais macios e com uma aparência muito mais saudável que se mantém por mais tempo, influenciando até mesmo na cor.