Escolha uma Página

Cronograma capilar: veja dicas de como fazer

Como você cuida dos seus fios?

Como todas as pessoas, cada cabelo tem uma história diferente, assim como uma necessidade específica de cuidados. E se você não tratar dos fios com atenção e carinho, pode ser que eles percam a vida e fiquem parecendo palha. Para evitar que suas madeixas fiquem sem forma e feias, é primordial escolher os produtos certos para lavar e hidratar. Por isso, neste post a Ecobelle vai te dar dicas úteis de como montar seu próprio cronograma capilar

Mas, o que é um cronograma capilar? É uma rotina de cuidados com produtos específicos que se intercalam em uma escala de uso, os tratamentos usados, são: hidratação, nutrição e reconstrução.  Cada etapa vai oferecer um resultado, que unidos, deixam os fios mais saudáveis e bonitos. Este programa é indicado para cabelos danificados por processos químicos, tingimento, descoloração, poluição, incidência de raios solares, cloro na água de piscinas, uso excessivo de ação térmica e entre outros problemas. 

O cronograma capilar é um tratamento especial que pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo: cacheados, crespo, liso, ondulado e alisados. Também em oleosos, mistos ou secos, os extremamente danificados e até os que são considerados normais. 

O importante é achar a fórmula e o produto ideal para você! Veja uma descrição das três etapas de um cronograma capilar:

Hidratação: é a mais importante e que precisa ser feita com maior frequência. Vai proporcionar uma maior elasticidade aos fios, deixá-los macios e com balanço. E ainda beneficia diretamente o córtex capilar garantindo a flexibilidade que combate a quebra e a maleabilidade. 

Nutrição: vai fornecer a proteção necessária para os fios resistirem ao ressecamento, frizz e enfraquecimento da fibra capilar. O uso do produto e a frequência certa repõem a camada lipídica natural e ajuda a oleosidade formada por ácidos graxos, que são responsáveis por conservar as cutículas mantendo-as alinhadas e fechadas. A nutrição cria uma barreira que vai impedir a perda da hidratação pelo córtex.

Reconstrução: para os cabelos que estão mais danificados e quebradiços, ela vai proporcionar uma reposição de proteínas, devolvendo a força que vai evitar a quebra dos fios. Se as madeixas estão finas e sem forma devido aos processos químicos que foram realizados, a reconstrução vai devolver a massa perdida e deixar o cabelo mais encorpado.  

Ativos principais

Na hidratação os principais ativos que devem estar nos cremes, são o D-Pantenol, o óleo de coco, a babosa e também os aminoácidos funcionais. Para a nutrição é importante utilizar os óleos de rícino, Argan, também os derivados das frutas coco, abacate e manga, de girassol, proteína de ovo e azeite de oliva. Na reconstrução, os ativos importantes, são o colágeno, a creatina, arginina e cisteína

Primeiro entenda qual é a necessidade do seu cabelo

Antes de sair comprando diversos produtos e investir no cronograma capilar padrão (que aliás, é possível encontrar vários modelos na internet), você precisa saber qual é a necessidade do seu cabelo para definir se vai ser preciso fazer mais uma etapa do que a outra. 

Por exemplo, se o seu cabelo está quebradiço e embaraça muito, é preciso investir mais na nutrição. Mas, se o problema for fios ressecados e sem movimento, eles estão pedindo por uma boa hidratação. E se você passou por um processo químico recentemente, como progressiva ou descoloração, aposte sem medo em uma potente reconstrução. 

Teste de porosidade

Você precisa de ajuda para entender do que o seu cabelo necessita? Como já foi explicado, não adianta copiar um cronograma capilar da internet ou de outra pessoa, sem saber quais são as necessidades do seu fio. Este tratamento só vai ser eficaz se for personalizado, ou seja, você tem que dar o que o seu cabelo pede. 

Para ajudar você a descobrir o que suas madeixas estão precisando para serem saudáveis, faça um teste de porosidade. Como? Veja um passo a passo:

1-> Encha de água, até a metade, um copo ou outro recipiente que seja transparente.

2-> Colha apenas um fio de cabelo da sua cabeça e coloque-o na água.

3-> Então analise se ele vai boiar ou afundar. 

Resultados: Se o fio boiar na superfície da água, é por que está precisando de hidratação intensiva. Mas, se ele ficar submerso e parar entre o fundo e a superfície, está pedindo por uma boa nutrição. E se afundar, ficando no fundinho do recipiente é porque necessita de reconstrução. 

A partir do resultado, é possível montar um cronograma especial e personalizado de acordo com o que o seu cabelo está pedindo. 

Como escolher os produtos certos? 

Este é outro tópico importante, pois utilizar os produtos errados pode causar danos aos fios que vão levar muito tempo para recuperar a saúde. Então, pesquise sobre os cremes mais vendidos do mercado e se realmente são eficientes. Fale com profissionais cabelereiros que possam dar dicas e orientações de qual comprar e como usar. 

Nossa dica é para escolher máscaras hidratantes que contenham vitamina B5 (pantenol), aloe vera, gérmen de trigo, etc. Para nutrição, opte por produtos com base de óleos vegetais e extraídos de frutas. E no caso da reconstrução busque por cremes que tenham proteína e aminoácidos. 

Monte seu próprio cronograma capilar

Depois de verificar a situação dos fios e definir quais as necessidades, é hora de montar seu cronograma capilar. Programe-se para fazê-lo durante o banho e sempre de duas a três vezes na semana. O ideal é deixar um espaço de cerca de 48 horas entre as lavagens, para que cada etapa tenha tempo hábil para fazer efeito. 

Outra dica, é começar sempre pela hidratação, mesmo que o teste poroso tenha apontado nutrição ou reconstrução. Um cronograma tradicional estabelece a rotina de 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês, mas você pode e deve, adaptar para o seu uso. 

Gostou deste conteúdo? Veja outros posts em nosso blog e saiba mais sobre cuidados e tratamentos capilares no site https://ecobelle.com.br

WhatsApp chat