Escolha uma Página

Sabe quando alguém chega no salão de beleza com vontade de fazer uma transformação, mas não tem ideia de como mudar? Uma técnica que tem sido bastante procurada e utilizada pelos profissionais é o efeito morena iluminada.

Essa tendência conquistou diversas famosas como Izabel Goulart, Fátima Bernardes, Carol Nakamura, Thaíssa Carvalho, Guilhermina Guinle, Maria Ribeiro, entre outras. A ideia é passar uma imagem de naturalidade e sofisticação. Uma ótima opção para as morenas que desejam mudar, mas não querem deixar completamente o tom escuro nas madeixas.

O resultado são cabelos lindos, com aspecto saudável e natural. Para você entender melhor o que é morena iluminada, vamos explicar o que é esse efeito e dar dicas de técnicas para chegar ao resultado perfeito.

O que é o efeito morena iluminada?

O efeito morena iluminada tem o objetivo de clarear os cabelos escuros, com técnicas que deixam os fios com um aspecto mais leve, natural e iluminado. A cor base do cabelo não é modificada, ou seja, com a técnica as morenas não perdem suas origens. O ideal é que os fios iluminados não fiquem tão marcados.

No verão, a procura por essa tendência aumenta. Isso porque, o efeito passa um aspecto de que o cabelo está queimado de sol. A técnica também pode ser feita em outras estações do ano, podendo ser com cores mais frias ou quentes.

O morena iluminada é interessante por ser democrático. Ele combina com todos os tipos de cabelo e cores de pele. Se a pessoa possui cabelo curto, pode fazer as mechas desde a raiz até as pontas. Se o cabelo for médio, pode apostar nas mechas mais claras e um pouco afastadas da raiz. Já aquelas que tem cabelos longos, a dica é deixar as pontas mais claras.

Tons para morena iluminada: qual cor usar?

Os tons para morena iluminada variam de acordo com a preferência da pessoa. O profissional que realizará o procedimento precisa ter o olho clínico para saber qual tom irá ressaltar ainda mais a beleza da cliente.

Os mais comuns são: caramelo, mel, chocolate e dourado. Ainda podem ser feitas as mechas com tons de avelã e doce de leite.  

7 técnicas para fazer uma morena iluminada

Algumas técnicas podem ser aplicadas para que o resultado do efeito morena iluminada seja satisfatório. Separamos sete delas que vão ajudar ao fazer esse procedimento no seu salão.

Babylights

Se a pessoa não está querendo uma mudança radical e deseja um resultado mais sutil, uma técnica que pode ser utilizada é a babylights. As mechas são finas, aplicadas por todo o comprimento dos fios, sem aquele aspecto marcado.

Sombré Hair

Nessa técnica as mechas também devem ser fininhas, desde a raiz e espalhadas ao longo do comprimento do cabelo. O efeito é natural e elas devem se misturar com os fios escuros, passando a impressão de que os fios claros sofreram com a ação do sol de verão.

Californianas

As californianas não costumam sair de moda. Com o efeito morena iluminada, as mechas são um pouco mais marcadas e as pontas mais claras. Essa técnica é super recomendada para as cacheadas. O tom pode ser entre o castanho e o loiro.

Dark light

Uma das técnicas mais utilizadas é o dark light, que traz pontos de iluminação ao visual para realçar a beleza do cabelo, de acordo com o tom de pele. Em cabelos mais escuros, o ideal é optar por tonalidades como canela, avelã, café, mel, para criar o contraste com o castanho. Já aquelas que tem os fios mais claros pode ser aplicadas mechas com tonalidade mais loira.

Mãos livres

Nessa técnica, o profissional espalha o produto com as mãos, em mechas mais grossas pelo cabelo. A raiz fica livre da coloração e as mechas são feitas de forma mais espaçada, danificando menos os fios.

Balayage

Outra técnica para ser causar o efeito natural, aplicando o produto em mechas finas é a balayage. É uma opção para quem deseja iluminar bem os fios, da raiz até as pontas. Os fios iluminados devem se mesclar com os escuros.

Contour

O contour ou contouring é uma técnica que tem sido bastante utilizada pelos profissionais, em que se clareia a parte da frente do cabelo. É uma maneira de realçar o rosto da pessoa, como se fosse uma moldura. Foi inspirado na técnica de make chamado “contorno”.

Quais produtos usar?

Um dos produtos mais importantes durante o processo para chegar ao efeito morena iluminada é o pó descolorante. Uma boa opção é o Pó Descolorante White, que contém D Pantenol e Óleo de Coco. Você pode encontrá-lo no site da Eco Belle. As tintas também fazem parte dos produtos que serão utilizados no processo, assim como aqueles para a higienização dos fios e hidratação profunda.

Como tratar os cabelos iluminados?

Como todo processo em que os fios tem contato com componentes químicos é preciso muito cuidado antes e depois de iluminar os fios. É importante verificar se o cabelo da pessoa aguenta receber o procedimento, por isso, o teste de mecha é fundamental. 

Caso os fios estejam muito fragilizados, o indicado é fazer hidratações, nutrições e reconstruções durante algumas semanas, para repor o nutrientes perdidos. Assim, o cabelo se fortalecerá para receber o processo.

Após o efeito morena iluminado, é essencial manter a rotina de cuidados naquele cabelo, utilizando produtos adequados e que devolvam proteínas e vitaminas que os fios perdem com os efeitos da química.  

Com a exposição ao sol e ferramentas de calor, como secador, chapinha, modelador de cachos, o cabelo pode ficar ressecado e quebradiço. Dessa forma, o protetor térmico não pode ser ignorado no dia a dia. Uma outra orientação é utilizar produtos à base de óleos, que protegem a cutícula do cabelo, impedindo que os fios fiquem danificados.

Morenas iluminadas e famosas

Para você se inspirar, separamos algumas fotos de famosas que são adeptas ao efeito morena iluminado. Com essas dicas, orientações e imagens será bem mais fácil de entender e colocar em prática essa tendência que conquistou a cabeça das brasileiras. 

morena iluminada
Ana Clara Caetano (Anavitória)
Morena iluminada
Fernanda Souza
morena iluminada
Juliana Paes
WhatsApp chat