Escolha uma Página

O shampoo de limpeza profunda ou anti-resíduos, como também é conhecido, remove a sujeira do couro cabeludo. Por isso, é um produto indicado, principalmente, para as pessoas que tem problemas com oleosidade nos fios.

Segundo uma pesquisa do IBOPE Conecta, 54% das mulheres entrevistadas para o estudo afirmaram ter algum grau de oleosidade no cabelo e as que mais sofrem com o problema moram na região Sul do país.

Uma das formas que conter esse problema é utilizando o shampoo de limpeza profunda. Porém, recomenda-se o uso do mesmo apenas uma vez por semana. Ao longo deste texto você vai descobrir os motivos e como indicar os melhores produtos anti-resíduos para as clientes.

Para que serve shampoo de limpeza profunda?

O shampoo de limpeza profunda serve para neutralizar a oleosidade do cabelo, já que a sua ação de limpeza contém ativos de extratos vegetais ou água micelar, que higienizam os fios sem retirar os nutrientes. 

Dessa forma, o cabelo não tende a ficar ressecado quando a aplicação do produto é feita de maneira correta. Este tipo de shampoo também retira resíduos de outros produtos que ficam acumulados no couro cabeludo, assim como sujeiras devido a poluição. 

Diferença entre o shampoo comum e o de limpeza profunda

Existem alguns tipos de shampoos diferentes no mercado. Alguns têm funções para o dia a dia e são comuns e outros possuem funções mais específicas como o shampoo de limpeza profunda. Separamos alguns tipos para que você entenda melhor as especificidades de cada um.

Shampoo anti-resíduos

Os shampoos de limpeza profunda são fáceis de identificar. Eles possuem uma textura transparente, não contém agentes hidratantes e devem ser utilizados com menos frequência que os shampoos normais. Eles evitam o acúmulo de substâncias que deixam o cabelo pesado e sem vida.

Shampoo sem sal

O shampoo sem sal é um produto comum que combate o ressecamento da fibra capilar. Tem uma textura mais suave e pode ser indicado para quem tem cabelo com química. Por isso, quem faz progressiva pode adquirí-lo para que o efeito desejado e a limpeza adequada.

Shampoo neutro

É um tipo de shampoo que tem semelhanças com o de limpeza profunda e o sem sal. Ele tem poucos agentes hidratantes e também combatem o ressecamento dos fios. Eles são indicados para quem tem cabelos normais, com certa oleosidade e quem faz uso de coloração. 

Shampoo perolado

O shampoo de textura perolada também é considerado normal, uma vez que não tem restrição ao tipo de cabelo em que pode ser usado. Ele contém um pouco de hidratação e também faz a higienização do couro cabeludo, mas sem a intensidade do anti-resíduos. 

Dica: as clientes que têm madeixas oleosas podem usar primeiro o shampoo de limpeza profunda e depois o perolado. 

Shampoo cremoso

O shampoo cremoso ou leitoso tem uma capacidade de hidratação maior. Sua textura é mais densa. São os tipos mais comuns, utilizados no dia a dia pelas pessoas. Contudo, para quem tem cabelos oleosos eles devem ser usados com moderação, porque podem deixar os fios pesados. Como esse tipo de produto possui ativos que hidratam e nutrem os fios, indica-se para quem tem cabelos tingidos e secos. 

Quando recomendar o shampoo de limpeza profunda para uma cliente

Com as informações repassadas até o momento ficou mais fácil para entender a diferença entre os shampoos normais para o de limpeza profunda. Conhecendo as particularidades de cada um, já deu para perceber quando o profissional pode recomendar o shampoo anti-resíduos para as clientes. Porém, vamos dar mais um ajudinha.

O shampoo de limpeza profunda é recomendado quando:

  1. A cliente tem o cabelo oleoso: nesse caso, indica-se usar o produto uma vez por semana;
  2. A cliente tem o cabelo normal ou misto: usar somente de 15 em 15 dias.

O shampoo de limpeza profunda não é recomendado em alguns casos, como:

  1. Quem tem o cabelo seco: os ingredientes e o pH alcalino desse tipo de produto podem ressecar ainda mais os fios. Entretanto, se a cliente sentir a necessidade de lavar, ela pode aplicar uma pequena quantidade e em seguida, usar um creme de hidratação;
  2. Quem tem o cabelo com progressiva ou tintura: o shampoo anti-resíduos desbota a cor dos fios e ajudam na remoção da química;
  3. Quem tem caspas e seborreia: ao contrário do que muitas pensam, os shampoos de limpeza profunda não são eficazes nesses caso. Existem produtos específicos para quem sofre com tais problemas de saúde;
  4. Crianças e adolescentes: nessa faixa etária o pH é diferente do adulto. Por isso, indica-se utilizar produtos de acordo com a idade.

Qual o melhor tipo de shampoo de limpeza profunda

Para quem deseja utilizar um shampoo de limpeza profunda, recomendamos dois tipos de produtos que higienizam, sem retirar os nutrientes dos fios. O primeiro é o shampoo Quartzo La Boue Verte com Aloe Vera Eco Belle.

Limpa sem agredir os fios, proporcionando uma reposição de vitaminas e sais minerais. Contém Aloe Vera que tem ação emoliente, cicatrizante, tonificante, entre outros benefícios. Os polímeros multifuncionais proporcionam uma excelente lubricidade aos cabelos e um brilho superior. 

O segundo é o shampoo Regenerador Home Care La Boue Vert, que limpa sem agredir os fios e contém fragrância suave. Também regenera e cuida dos fios de dentro para fora.

Gostou das dicas? Compartilhe com outros profissionais que precisam de produtos como esses no salão e com as clientes que sofrem com oleosidade e desejam adquirir um shampoo de limpeza profunda

WhatsApp chat