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Existem algumas situações pelo qual proprietários de salões de beleza passam, que é preciso jogo de cintura para não causar um mal estar entre o cliente. Uma das principais delas é quando a cliente escolhe uma coloração que não combina com ela. 

A pessoa é influenciada pelas artistas que aparecem na TV ou nas redes sociais e ficam encantadas com aquele tom de cabelo. Contudo, nem sempre o que fica bonito no outro fica bem em você, e os profissionais de beleza sabem bem disso.

O grande desafio é mostrar para a cliente que aquela coloração não combina com seu tom de pele ou com a cor dos olhos. Imagine que uma pessoa chegue empolgada no salão, desejando uma transformação, mostra uma foto da cor que deseja pintar e você tem que dar um banho de água fria nela dizendo que a coloração escolhida não é adequada? 

É o tipo de situação que nem todos os profissionais sabem lidar e, às vezes, acabam cometendo erros. Neste texto, reunimos algumas maneiras de mostrar para a cliente que a coloração não combina com ela, como isso pode ser abordado da melhor forma e porque é tão importante alertá-la para uma mudança que poderá não ser satisfatória. 

Maneiras de mostrar que uma coloração não combina

Os proprietários de salões de beleza podem utilizar a tecnologia a seu favor nas ocasiões em que a cliente escolhe uma coloração que não combina ou está em dúvida de qual utilizar. Dessa forma, separamos três formas de mostrar para a pessoa que a coloração não combina. Acompanhe.

  • Aplicativos: existem alguns aplicativos que os profissionais podem baixar no celular que ajudam na escolha da coloração. Por meio da imagem da cliente na câmera do app, é possível escolher diferentes tons e decidir qual o mais adequado. Assim, o profissional também pode mostrar que o tom desejado, não é o mais indicado, uma vez que a cliente verá o resultado a partir da imagem reproduzida pelo app.
  • Fotos e vídeos: outra maneira de mostrar que a coloração não combina é por meio de fotos e vídeos. O proprietário do salão mostra imagens de pessoas que pintaram o cabelo da cor que a cliente deseja, mas que não ficou em harmonia com o tom da pele. Afinal, erro de coloração pode afetar negativamente a imagem de uma pessoa.
  • Análise cromática: a análise cromática é o estudo das cores que compõem a nossa coloração pessoal, como tons da pele, olhos e cabelo. É com esse estudo que entendemos quais cores potencializam nossos traços e escondem o que não desejamos mostrar. O profissional que é especialista nesse assunto ou que já estudou sobre isso saberá mostrar para a cliente quais tons de coloração combinam e não combinam com a pessoa. 

 Por que argumentar antes com a cliente é importante?

Antes de fazer qualquer mudança no cabelo da cliente, é fundamental que os profissionais conversem antes com a pessoa e entendam os motivos por trás daquela mudança. Isso porque, ela pode estar querendo camuflar fios brancos, iluminar o cabelo, parecer mais jovem ou com mais idade. 

Existem técnicas adequadas para cada ação dessa e isso, quem sabe como fazer é o profissional de beleza. Portanto, argumente com a cliente quando ela escolher uma cor que não será favorável ao objetivo desejado. O momento exige paciência e sensibilidade para não causar um mal estar entre as partes. 

O diálogo entre cliente e profissional evita prejuízos futuros (o cabeleireiro ter que refazer o trabalho) e descontentamento da pessoa que olhará para o espelho e não gostará da sua imagem.

Como dizer para a cliente que a coloração não combina  

Seja gentil

A gentileza não está somente no bom atendimento. Os profissionais também precisam ser gentis com as pessoas que chegam no estabelecimento, mesmo que não saibam muito bem o que querem fazer ou que acham que sabem, mas não é a melhor opção. É preciso ter consciência que você detém de informações, experiência e conhecimento que pessoas leigas não possuem. Por isso, é importante explicar porque aquela coloração não combina com a pessoa. 

Não tente impor sua opinião

Como profissional, você vai dar sua opinião e mostrar sua visão técnica sobre o assunto. Isso não significa que você irá impor o que acha ser o mais adequado para a pessoa. Caso a cliente insista em uma coloração X mesmo você argumentando que não ficará bom, então você poderá fazer o que ela deseja. Afinal, a responsabilidade do resultado final será da cliente.  

Ofereça outras opções de tons

Não adianta você apenas dizer que a coloração não combina com a cliente. É importante trazer outras opções, quem sabe, parecidas com a que ela queria. Além disso, o profissional pode fazer com que a pessoa observe os seus tons naturais, tanto do cabelo, como da pele ou dos olhos. Explique que peles de tons quentes combinam com nuances douradas e avermelhadas, assim como tons acinzentados. As peles mais frias e rosadas ficam bem com nuances acobreadas, loiros platinados e também acinzentados.

Aquelas que possuem olhos azuis podem apostar em tons de loiro claro e castanho iluminado. Já as que tem olhos verdes, podem investir em tons avermelhados e acobreados. Para quem tem olhos escuros, o ideal são tons como chocolate e castanho avermelhado.

Então, com essas dicas você já sabe como dizer para a cliente que a coloração não combina com ela? Esperamos que o conteúdo tenha contribuído e seja útil para evitar problemas entre proprietários e clientes. Compartilhe estas dicas com outros profissionais de beleza. 

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