Escolha uma Página

Em qualquer empreendimento manter a saúde financeira é algo fundamental para que a empresa consiga ter um bom desempenho a curto e longo prazo. Possuir dinheiro em mãos lhe permite fazer investimentos e estar preparado para crises que podem atingir o país a qualquer hora. Então, nesse texto iremos lhe ajudar a manter a saúde financeira do seu salão.

Nem todas as pessoas que possuem salão tem um amplo conhecimento em gestão de recursos. Pois, muitas abriram o salão por possuírem conhecimento em relação a cortar cabelos e outras devido a procedimentos estéticos. No entanto, manter a saúde financeira do seu salão de beleza é algo fundamental para ele ser um empreendimento de sucesso e render frutos.

Como manter a saúde financeira do seu salão de beleza

Para lhe ajudar a manter uma boa saúde financeira do seu salão de beleza, existem algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora de você analisar suas finanças. Como nós humanos não conseguimos ser especialistas em tudo, é preciso saber alguns macetes para lidar com áreas que não são a nossa especialidade.

Por isso, lhe daremos várias dicas que podem fazer com que a saúde financeira do seu salão de beleza se mantenha estável, por muito tempo. Assim, lhe permitindo a longo prazo pensar até mesmo em expandir o negócio. Desse modo, criando filiais em outras cidades da região em que você acredita haver uma boa quantidade de clientes.

1. Escolha um valor fixo para o seu pró-labore

Definir um valor fixo, para você se pagar como salário pode ser uma saída excelente para o seu salão de beleza. Uma vez que viver com os valores que estão sobrando no final do mês não é algo positivo para você e nem para o próprio estabelecimento. Na verdade, muitos consideram isso um sinal de que o negócio não está indo no caminho correto.

Com você definindo um salário fixo a ser pago a si mesmo todos os meses, os valores que restarem poderão ser reinvestidos em produtos no próprio empreendimento. Afinal, são coisas diferentes o lucro da empresa e o salário que você deveria receber. Além do que, caso você no final do mês não conseguir fazer a retirada, você precisará reavaliar os gastos da empresa.

2. Possua um valor reservado para emergências

Não existem empreendimentos que não estejam sujeitos a imprevistos e os salões de beleza não são diferentes disso. Por isso, existe a necessidade de se possuir um dinheiro reservado para gastos que possam ser acima do esperado, ou até mesmo um momento do ano com um fraco movimento de clientes. Devido a isso, existe uma grande relevância em ter uma reserva.

Todo mês você deve retirar, segundo os especialistas 10%, do faturamento e reservar em uma conta bancária, que irá lhe servir como uma poupança exclusiva para crises. Então, deposite-a mensalmente, e esqueça que ela existe para gastos normais, assim você terá uma reserva que pode ser fundamental para gastos acima do previsto.

3. Possua um software para manter a saúde financeira do seu salão de beleza

É impossível gerenciar todos os gastos que você vai fazer mensalmente sem possuir um documento capaz de guardar essa informação. Pois, além deles se juntam os valores de entrada, recebidos dos clientes. Então, é fundamental que você possua algum software para realizar isso, e felizmente ele existe: o Excel que possui planilhas bem simples de se lidar.

Claro, você também poderia utilizar um software mais complexo desenvolvido por alguma empresa, que lhe ajudaria a fazer controle do estoque também, mas isso se você tiver dinheiro para investir em tal programa. E a outra saída seria o bom e velho papel e caneta, onde você pegaria um caderno e faria o controle de todas as informações.

4. Analisar o estoque e as compras

Possuir uma grande quantidade de itens parados no seu estoque é um sinal de que você está realizando mal as compras, e acaba deixando dinheiro parado em forma de produtos. No entanto, se você acabar deixar faltando itens, a sua clientela poderá ficar insatisfeita, e o estabelecimento perderá de ganhar dinheiro.

Por isso, você deve fazer um bom controle de estoque, fazendo a compra certa, e focando nos produtos que mais saem, no caso de um salão de beleza por exemplo, a tinta de cabelo que é a mais vendida. Ou o esmalte que está na moda, são coisas básicas que podem fazer toda a diferença na hora de analisar a sua empresa financeiramente.

5. Reveja sua margem de lucro

Em suma, a margem de lucro é a porcentagem agregada ao valor do produto, para obter lucro. Então, se você tiver uma baixa margem de lucro, o valor que vai faturar é baixo. Por isso, existe a necessidade de se fazer contas para estabelecer uma margem de lucro que vai lhe permitir ficar bem, sem impactar muito o preço para o cliente.

O método mais simples de calcular a margem de lucro é dividindo o lucro líquido, pelo preço total de venda multiplicado por 100. Desse modo, caso você não conheça, o lucro líquido é aquele valor que resta quando você termina de pagar todos os custos.

6. Elimine as dívidas

Se você possuir dívidas é fundamental que elas sejam quitadas para garantir que não acabem se acumulando e se tornando uma bola de neve. O grande problema das dívidas são os juros, e é normal uma empresa possuir algumas dívidas. No entanto, o pagamento das mesmas não pode ser atrasado, para evitar que os bancos comecem a cobrar juros.

O que queremos dizer é que para manter a saúde financeira do seu salão de beleza, ou de qualquer outra empresa, é fundamental que ela não possua dívidas, ou se caso possuir, que sejam pagas em dia. Pois, se os juros se acumularem muito, você terá um grande problema. Por isso, seguir todas as dicas anteriores sobre margem de lucro e analisar o estoque são coisas importantes.

O que você precisa para manter a saúde financeira do seu salão de beleza?

Seguir todas as dicas dadas nesse texto é um bom começo para você que quer manter o seu salão em um bom ritmo de funcionamento. Mas, em suma, se não acumular muitas dívidas, e oferecer um bom serviço você conseguirá manter o salão com uma boa saúde financeira.

Aqui na Ecobelle você encontra os melhores produtos para o seu estabelecimento. Quer conhecer fórmulas exclusivas, capazes de cair nas graças da clientela? Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

WhatsApp chat