Escolha uma Página

Será que Pix para salão de beleza dá certo? Essa é uma nova ferramenta que foi lançada no fim de 2020, com o objetivo de tornar muito mais rápida às transações bancárias. A promessa é de que em poucos segundos o dinheiro sai da conta do consumidor e cai na da empresa. Por isso, resolvemos falar sobre este assunto.

O salão de beleza é um ambiente frequentado por diversas pessoas ao longo do dia, que costumam pagar com cartão de crédito ou dinheiro em espécie. Mas, ao adotar mais uma fórmula de pagamento, mostra como o estabelecimento está ligado às novidades que surgem.

Quer saber todos os detalhes que envolvem Pix para salão de beleza? Nós contaremos a seguir!

O que é Pix?

O Pix é um meio de pagamento eletrônico lançado em 2020 no Brasil. Em suma, consiste em uma forma rápida e ágil para realizar a transferência de dinheiro, onde as chaves Pix podem ser cadastradas por meio de telefone, CPF ou pelo endereço de e-mail do usuário. Além disso, pode ainda ser acessado por uma chave aleatória que permite acesso aos dados bancários da pessoa.

O modelo foi lançado para fazer parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), estabelecido em dezembro de 2018 pelo Banco Central. No começo foi divulgado que o Pix funcionaria como uma espécie de criptomoeda, mas não é nada disso. Enfim, consiste em uma maneira de realizar pagamentos instantâneos, onde todas as transações são realizadas em real brasileiro.

Esse sistema pode ser usado a qualquer momento, seja um dia de semana, fim de semana ou mesmo feriado. A velocidade da transação é rápida, mesmo que o dinheiro seja enviado para outra instituição financeira. Além disso, o Pix oferece muito mais vantagens do que os já existentes TED e DOC.

Pix para salão de beleza: como usar o sistema de pagamentos?

Em primeiro lugar, é fundamental que o salão de beleza tenha uma chave Pix, a partir disso, todas as transações bancárias poderão ser realizadas por meio desse mecanismo. Depois disso, acontece basicamente o seguinte passo a passo:

  • É criado um QR Code com o valor do serviço. Ele pode ser indicado na maquininha de cartão ou no celular do atendente;
  • Em seguida, o QR Code pode ser usado pelo cliente para efetuar o pagamento por meio de seu celular;
  • O valor é descontado de maneira automática da conta do cliente e vai para a conta da empresa.

O Banco Central promete que as transferências realizadas por meio do Pix serão feitas em no máximo 10 segundos. É importante frisar que para usar o sistema o cliente também precisa contar com uma chave Pix cadastrada.

Pix para salão de beleza é mais uma forma de pagamento

Ao longo da história muitas empresas foram à falência por venderem produtos “fiado”, quando o cliente não paga na hora e deixa o valor anotado em uma fixa. Acontece que muitos não honram o compromisso e acabam prejudicando o funcionamento do negócio. Por isso, aceitar pagamentos em cartão de crédito, por exemplo, foi algo bom para todos os negócios.

Receber em espécie é interessante para todas as partes, já que assim o salão de beleza fica com dinheiro em caixa. O Pix é uma nova maneira de receber, permitindo que os valores cheguem na conta da sua empresa dentro de pouquíssimo tempo. A tendência é que cada vez mais pessoas adotem esse modelo, principalmente aquelas que gostam de pagar à vista.

Isso não quer dizer que o estabelecimento deverá parar de aceitar pagamentos feitos com o cartão de crédito. Afinal, isso permite que os pagamentos possam ser feitos de maneira parcelada, o que é atrativo para as clientes. Em 2018 as compras com cartões de crédito totalizaram R$ 1,55 trilhão em todo o Brasil, mostrando a força deste meio de pagamentos.

Quais as vantagens de usar Pix?

O Pix é um sistema integrado que une todas as instituições financeiras, antes a transferência de valores de uma conta para outra poderia levar alguns dias para ser concluída. Não que alguém fosse fazer o pagamento no seu salão por meio de transação desse tipo, mas apenas para contextualizar.

Além disso, assim que a cliente acessa o QR Code e confirma a operação, o dinheiro cai na sua conta em até 10 segundos! Dessa maneira, o capital de giro do salão fica muito maior, porque não precisa ficar esperando o fim do mês para receber determinado valor.

E não fica só nisso: o Pix pode ser adotado também para realizar o pagamento de salários aos colaboradores da empresa. É isso mesmo, torna o procedimento muito mais rápido e tranquilo. Enfim, é mais comodidade para todos os envolvidos, desde os clientes até os profissionais do salão.

Como cadastrar chaves Pix?

O Pix é um sistema gratuito para pessoa física, mas não para pessoa jurídica. Portanto, quem tem conta com CPF pode fazer transferências ou receber pagamentos sem pagar nada. Contudo, os usuários CNPJ devem arcar com os custos, mas dependendo do banco, é possível que também sejam gratuitas.

Em suma, a chave Pix é um código que identifica a conta dentro de todo o sistema, isso permite que transações financeiras sejam realizadas. Cada pessoa física consegue cadastrar até 5 chaves, enquanto as jurídicas podem ter no máximo 20. Aliás, as chaves não podem ser repetidas em contas diferentes.

A chave é criada junto a instituição financeira desejada, basta contar com um CPF/CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória. Então, a aleatória é uma maneira de conquistar o Pix sem informar dados pessoais. Ela funciona como um login, que envolve letras, símbolos e números.

O registro da chave Pix poderá ser feito por meio do aplicativo do seu banco ou mesmo nas agências. Em seguida, quando o salão de beleza já contar com uma chave, poderá gerar o QR Code e receber os pagamentos.

VEJA TAMBÉM: Como colocar seu salão de beleza no Google Meu Negócio?

Aqui na Ecobelle você encontra tudo o que é necessário para o sucesso do seu salão de beleza. Quer renovar o mix de produtos oferecidos? Conheça agora mesmo nossas fórmulas e aproveite!

WhatsApp Nosso WhatsApp