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Um salão de beleza de sucesso é aquele que recebe todos os dias diversas clientes em busca de tratos na aparência. Contudo, para que a operação seja perfeita, é preciso tomar cuidado com algumas questões bem importantes. Então, hoje vamos falar sobre dicas de gestão para salão de beleza.

Uma boa gestão é aquela que conhece todos os pontos fortes do estabelecimento, para oferecer promoções sempre que possível ou lançar novos produtos. Assim, é necessário conhecer o cenário atual no mercado da beleza, para saber como lidar com os concorrentes e aproveitar as oportunidades.

Reunimos 5 dicas de gestão para salão de beleza que vão ajudar você a embalar o seu negócio. Afinal, 66% dos brasileiros consideram os gastos com beleza uma necessidade, e não luxo, pelo menos foi o que apontou uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

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Gestão para salão de beleza: como fazer?

Como fazer a gestão para salão de beleza? Esse é um assunto que pode ser delicado, já que mesmo com um bom movimento o estabelecimento pode não estar dando o lucro imaginado. Por isso, preparamos esse conteúdo com algumas dicas que certamente vão ajudar o seu estabelecimento, veja quais são:

  1. Ter uma relação saudável com as clientes;
  2. Usar as redes sociais;
  3. Lidar com o controle financeiro;
  4. Saber controlar o fluxo de caixa;
  5. Oferecer diferentes opções de pagamento;

A gestão para salão de beleza certamente ficará mais tranquila ao adotar essas medidas. São questões basicamente simples, mas que podem fazer uma boa diferença no orçamento fim do mês. Confira agora um pouco mais sobre cada uma delas.

Mantenha uma relação saudável com as clientes

O melhor tipo de propaganda é aquela que a empresa não gasta nada, a propaganda boca a boca. Acontece quando uma cliente fica satisfeita com o serviço, seja luzes, sobrancelhas ou corte, e fala para as amigas. Isso certamente ajuda a atrair mais pessoas para o seu salão, tornando o ambiente mais movimentado e lucrativo.

Para isso, os cuidados devem começar desde os agendamentos, então é melhor evitar que a equipe fique sobrecarregada. Aquela história de marcar e fazer a pessoa ficar esperando não está com nada, por mais que algumas adoram ir para o salão saber de novidades e fofocas. Aliás, tenha pelo menos o WhatsApp e o e-mail da cliente, para avisar sobre um possível imprevisto.

A relação saudável com as clientes depende de uma agenda bem organizada, que tenha horários disponíveis para os dias seguintes. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando por um atendimento, como se fosse um favor. Desse modo, a adoção de um sistema digital para fazer as anotações pode ser uma boa ideia.

Use as redes sociais

Vale a pena investir em uma equipe ou mesmo terceirizar, para que as redes sociais do seu salão de beleza sejam bem cuidadas. Conquistar muitos seguidores mostra como a sua empresa é competente no que faz. E isso pode ajudar a atrair mais clientes, devido as fotos e vídeos publicados.

O Instagram, por exemplo, é algo essencial para um salão de beleza moderno, onde podem ser publicadas fotos de penteados, sobrancelhas e maquiagens. Além disso, o espaço pode ser trabalhado com o objetivo de divulgar informações e novidades para as seguidores. Enfim, são milhares de possibilidades, basta ter inteligência e conhecer a plataforma.

Controle financeiro

Nenhuma empresa que gasta mais do que arrecada vai para a frente, isso é óbvio. Por isso, é fundamental ter na ponta do lápis todos os custos do estabelecimento, para cortar o que for desnecessário e investir em questões fundamentais para o sucesso da operação. Aliás, não adianta ter diversas clientes e não aproveitar o potencial.

Você pode criar planilhas no Excel ou mesmo usar softwares capazes de auxiliar no controle financeiro do salão. Além disso, a gestora deve ter a capacidade de fazer previsões, para identificar o que está por vir nos próximos meses. Vale a pena estudar sobre o assunto, já que é uma das principais questões em relação ao sucesso do negócio.

Controle o fluxo de caixa

Possuir um fluxo de caixa equilibrado é essencial para a operação de uma empresa, não importa de qual ramo seja. Desse modo, é essencial possuir um controle sobre todas as receitas e despesas que o salão possui. Aliás, é importante que as despesas sejam classificadas como fixas e variáveis.

Os gastos fixos são aqueles que devem ser pagos todos os meses, como conta de luz, internet, água e telefone, além dos salários dos profissionais do salão. Enquanto os gastos variáveis são os que mudam a cada mês, como a contratação de uma manicure freelancer, por exemplo.

Diferentes opções de pagamento

Em um salão de beleza é essencial oferecer diferentes opções de pagamentos para as clientes. Aliás, é preciso evitar as anotações, o melhor é que essa prática seja banida. Acontece que muitas acabam não pagando, e no fim do mês isso gera um grande prejuízo para o caixa da empresa.

O salão deve aceitar pagamentos em espécie e por cartões de crédito ou débito. Os aplicativos para a transferência de valores são cada vez mais populares. Aliás, com o lançamento do Pix, essa é mais uma opção que deve ser aproveitada pelos gestores de salões, já que o dinheiro cai na conta em até 10 segundos.

Quanto mais opções de pagamentos forem oferecidas às clientes, menos pessoas vão deixar de frequentar o estabelecimento por esse motivo. Em relação aos cartões, por exemplo, contar com uma maquininha que aceite um elevado número de bandeiras é o melhor cenário possível.

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A gestão para salão de beleza é algo essencial, indo desde anotações para não ter confusão com a agenda até a escolha dos fornecedores. Com essa segunda parte nós podemos ajudar. Aqui na Ecobelle desenvolvemos diversas fórmulas exclusivas, conheça os nossos produtos e aproveite!

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