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Você sabia que existem mais de 1 milhão de microempresas e microempreendedores individuais no setor da beleza? Isso inclui salões, centros de estética, esmalterias e barbearias. Enfrentar a crise no seu salão de beleza é muito comum, já que as pessoas começam a evitar gastos com beleza.

Se você é empreendedora deste setor e está sofrendo durante a crise, existem algumas dicas que podem ajudar a sua situação. É um momento complicado, mas que certamente passará, desde que você tome decisões assertivas. Quer saber mais sobre este assunto? Então vamos lá!

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Como enfrentar a crise no seu salão de beleza?

Crises costumam atingir com tudo o setor da beleza, já que ir ao salão não é considerado algo essencial, ainda mais para fazer as unhas ou maquiagem. Por isso, quem é empreendedor deste setor precisa saber lidar com momentos difíceis.

Preparamos algumas dicas para enfrentar a crise no seu salão de beleza. Você vai aprender dicas como:

  •       Reforce o contato com os clientes;
  •       Avalie os contratos vigentes;
  •       Revise o estoque e avalie futuras compras;
  •       Negocie o aluguel;
  •       Reinvente o seu negócio;
  •       Trabalhe com vendas online.

Estas são apenas algumas questões que podem ser colocadas em prática na sua empresa, em busca de deixar a casa em ordem. Além disso, essas questões podem ser adaptadas de acordo com a realidade do seu negócio.

Reforce o contato com os clientes para enfrentar a crise no seu salão de beleza

É importante reforçar o contato com os clientes durante uma crise. Desse modo, é bacana manter os canais atualizados, com informações que atendam os interesses dos clientes. Ou seja, é importante que as redes sociais da sua empresa sejam nutridas durante um período difícil.

O melhor de tudo é que esse tipo de comunicação é gratuita, embora seja possível investir em campanhas patrocinadas. Entram na lista das mais ferramentas interessantes:

  •       WhatsApp;
  •       Tik Tok;
  •       Instagram;
  •       Facebook;
  •       Telegram.

Essa é uma forma de marcar a presença da sua empresa na internet e conquistar o público mais jovem. Também é uma maneira de fomentar as vendas online.

Avalie os contratos vigentes

Uma das primeiras coisas que deve ser feita durante uma crise é revisar os contratos vigentes. Se o número de clientes foi reduzido, então os gastos com a operação também devem ser enxugados. É hora de verificar o que não está dando certo no seu negócio, os cortes podem vir de atividades como:

  •       TV por assinatura;
  •       Assinatura de revistas;
  •       Telefonia;
  •       Softwares de gestão;
  •       Fornecedores;
  •       Manutenção de equipamentos.

Tudo o que for dispensável deve ser cortado ou suspenso. Uma ideia é procurar uma alternativa mais barata, mas que atenda a mesma demanda da ferramenta original. Desse modo, faça uma revisão no contrato e veja se é possível cortar sem o pagamento de multa.

Além disso, uma ideia é tentar renegociar os contratos, principalmente com os fornecedores. Tente encontrar opções mais vantajosas para o seu salão de beleza.

Revise o estoque e avalie futuras compras para enfrentar a crise no seu salão de beleza

Esse é um momento ideal para avaliar a gestão de estoque. Então, prepare a sua equipe para fazer um levantamento completo do estoque, revendo todo o planejamento existente. Além disso, é interessante pensar nas compras futuras.

Se você possui vários fornecedores, converse com eles e explique a situação. É importante não ter produtos acumulados no estoque, já que isso vai representar perda de dinheiro no seu caixa.

Negocie o aluguel

Um dos maiores gastos dos salões de beleza é com o aluguel. Aliás, a recomendação é que o custo desse pagamento mensal varie entre 8% e 11% do faturamento bruto do seu negócio. Desse modo, é possível manter uma boa margem de lucratividade e manter o negócio rentável.

Se o seu estabelecimento fica em um shopping ou centro comercial, procure a Associação Brasileira de Salões de Beleza que tem boa ligação com a Associação Brasileira de Shoppings e Centros Comerciais (ABRASCE).

Reinvente o seu negócio

Se o seu salão está recebendo menos clientes durante a crise, é importante usar o tempo vago para pensar em novas soluções. Não é preciso fazer grandes mudanças no seu estabelecimento, mas pequenas alterações podem atrair o interesse do público, para que o seu negócio volte a ser lucrativo.

De fato, uma pintura nas paredes, mudança nos móveis e oferecer algum novo serviço podem ser questões suficientes. Além disso, a decoração do local é outra que pode ajudar nesse momento difícil.

Trabalhe com vendas online para enfrentar a crise no seu salão de beleza

Você pode investir em vendas online no seu salão de beleza. O e-commerce tem se tornado uma realidade para negócios das mais variadas áreas. Neste caso, o seu salão de beleza pode enfrentar a crise de duas maneiras:

Voucher: foi algo muito usado durante a quarentena causada pelo Covid-19. Neste caso, os clientes pagam antecipadamente por um serviço, recebem descontos, mas só obtém o benefício algum tempo depois.

Kits de produtos: você pode preparar kits de produtos e trabalhar com o estilo home care. Assim, é uma forma de tornar o seu negócio diferente de tantos outros que vendem pela internet.

Os dois estilos podem ser adotados no seu negócio, ou apenas o que combinar melhor com a sua empresa.

Vale a pena fazer um empréstimo?

Não importa qual seja a linha de crédito, os juros cobrados em um empréstimo sempre são elevados. Aliás, isso vale tanto para bancos privados quanto para bancos do governo, como o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Durante a pandemia de Covid-19 foram lançadas linhas especiais para os empreendedores em crise. Assim, o tempo para pagar o empréstimo contava com um período de carência, desde que garantissem a preservação dos empregos.

Outro detalhe: quanto mais baixa estiver a taxa Selic, menores são as taxas de juros. E atualmente a Selic está no menor patamar da história. Por isso, a tomada de um empréstimo se tornou algo menos doloroso para o bolso.

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