Escolha uma Página

Existem muitas coisas para gerenciar em um salão. De fato, são coisas que você precisa saber fazer, desde a parte prática que é lidar com as clientes, até a parte administrativa que é fazer o negócio dar lucro. Nesse processo existem erros que podem levar seu salão à falência, por isso é necessário ter cautela em certos pontos.

Nesse texto iremos lhe mostrar pontos dos quais você deve ter atenção para fazer uma boa administração. São coisas básicas, mas que no conjunto impactam no desempenho do mesmo. Então, você poderá evitar cometer erros que podem levar seu salão à falência. Pois, ninguém gosta de ver o seu empreendimento fechando.

Erros que podem levar seu salão a falência

Os erros que podem levar seu salão à falência são bastante diversos, afinal existem muitos setores que precisam ser gerenciados em um salão. Assim, vamos listar os principais erros com quais deve tomar cuidado. Para obter uma austeridade financeira e deixar falências apenas nos sonhos dos concorrentes.

1.     Falta de gestão de recursos

Muitas pessoas que possuem salões não se preparam antes de abrir um negócio, e acabam abrindo sem possuir conhecimentos básicos de administração e isso é um erro bem grande. Não é possível gerenciar qualquer empreendimento sem um conhecimento aceitável de administração. Afinal, você precisará gerenciar dinheiro, produtos e pessoas.

Então, para resolver esse problema você precisa fazer um curso de administração ou contratar alguém para ser o responsável pelas finanças e controlar a administração do salão. Na verdade, o ideal é fazer as duas coisas: aprender em um curso e com a pessoa que você contratou. Desse modo, será possível evitar o desperdício de recursos.

2.     Pouca atenção aos clientes pode levar seu salão à falência

Um dos jeitos mais fáceis de conquistar um público fiel é sendo gentil. Você conquistando a simpatia das clientes existe uma grande possibilidade de tornarem um ao seu estabelecimento. Então, mesmo se você não for a pessoa mais simpática do mundo, tente por um sorriso no rosto e tratar bem a clientela, para que ela volte ao seu salão mais vezes.

Isso vai impactar diretamente na reputação da sua empresa, assim tente quando lavar os cabelos da cliente fazer de forma mais suave, sem muita agressividade, para não machucar. Assim como, se o seu salão apresentar serviços de manicure, não seja invasivo demais e se algo der errado, peça desculpas.

3.     Mal investimento no marketing

O que muitos empresários vêm afirmando há algum tempo é que o marketing é a alma de qualquer negócio. Saber vender a sua empresa é algo fundamental para atrair novos clientes. Por isso, é óbvio que se você não investir em propagandas, não possui uma vitrine chamativa ou não tem uma boa reputação, receberá uma pequena quantidade de clientes.

Caso não queira investir em um profissional especialista em marketing, o que seria a melhor escolha, pelo menos aposte na propaganda “boca a boca”. Assim, você pede aos clientes que se gostarem do serviço espalhem a informação para as amigas. Ou até mesmo pode oferecer descontos se a cliente vier e trouxer uma outra amiga pela primeira vez.

Conheça a EngajaTech para fazer o seu marketing

4.     Funcionários sem carteira assinada

Como muitos salões têm demanda variável de clientes, nem todos os funcionários que atuam lá possuem CLT. De fato, pode ser um perigo para o dono, que está à mercê de possíveis processos trabalhistas. No entanto, existem medidas alternativas caso você não queira contratar o funcionário pela CLT.

Você pode utilizar contratos autônomos e corporativos, onde a relação de trabalho também se torna legalizada. Para isso deve-se consultar um advogado ou contador e assim evitar futuros problemas na justiça, que podem lhe custar caro.

5.     Falta de divulgação na internet

Se existe um lugar bom para se encontrar novos clientes e não gastar nada ou praticamente nada, esse lugar é a internet. Tanto os homens quanto as mulheres estão viciados em redes sociais e passam boa parte dos seus dias lá. Desse modo, salões que precisam encontrar novos clientes para se tornarem mais lucrativos também deveriam aderir à internet.

Afinal, você cria páginas e perfis gratuitamente em redes sociais como Facebook e Instagram, e lá faz promoções que farão com que sua marca seja amplamente divulgada. E seu salão finalmente receberá todos os clientes que você merece. Por isso, não perca tempo e crie agora mesmo um perfil ou página para o seu salão.

6.     Parar no tempo

Um problema de muitas pessoas é acreditar que depois que se formou em algo, não precisa mais estudar. Bom, isso é péssimo, seja para um salão ou qualquer outro empreendimento, todos os anos são lançadas milhares de técnicas que podem melhorar os serviços em todas as áreas. Além dos novos produtos, parar de estudar não é uma opção para ninguém que quer sucesso.

Por isso, se você parou no tempo em relação a cursos de cabeleireiro, maquiagem e unhas, volte agora mesmo a estudar. Pois, existiram milhares de novos métodos de fazer o que você já sabe, de forma melhor e com resultados mais bonitos. Então, se você tem um salão nunca deve parar de se atualizar.

7.     Fornecedor ruim

Encontrar uma boa empresa capaz de lhe fornecer os produtos que você vai utilizar em seu salão, é algo fundamental para você ter um empreendimento de sucesso. Em qualquer negócio é preciso ter um fornecedor com compromisso e que ofereça produtos com qualidade, e nessa área não é diferente.

Ter os produtos no tempo certo que você requisitou é algo sensacional, ainda mais se eles tiverem a qualidade que uma grande empresa oferece. Por isso, na hora de escolher um fornecedor escolha um com um certo tempo de mercado e que ofereça os melhores produtos.

Erros que podem levar seu salão a falência: fuja deles

Em suma, existem muitos erros que podem levar seu salão à falência, como citamos acima, por isso é importante você tentar contorná-los. Sendo que muitos deles você já pode começar a mudar imediatamente.

Pondo um sorriso no rosto e atendendo as clientes com uma maior delicadeza ou fazendo um melhor planejamento financeiro. Pequenas mudanças já podem fazer toda a diferença no futuro do seu salão. E aqui na Ecobelle você encontra tudo o que precisa para o seu estabelecimento!

WhatsApp chat